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Marcas Próprias da Insignia Pingo Doce: Risco Percebido e Intenção de Compra

Aluno: VÂnia PatrÍcia De Jesus Almeida Santos


Resumo
As marcas próprias, ou de distribuidor, conheceram nos últimos anos um desenvolvimento extraordinário, fruto não só da crise económica mas da nova atitude do consumidor - mais sensível ao preço e menos orientado para as marcas estabelecidas - e face também a uma gestão mais rigorosa e inovadora das marcas da distribuição. Apesar da forte penetração da marca de distribuição em muitas categorias de produto, há ainda domínios em que o consumidor percepciona riscos acrescidos nas marcas associadas às insígnias dos retalhistas e não considera sequer comprar qualquer alternativa à marca de fabricante em que confia. Nesta investigação começa-se por fazer uma revisão de literatura que analisa com profundidade os principais estudos publicados sobre a temática e que permitirá alicerçar as questões de investigação e, posteriormente, orientar a condução de um focus grupo que explorará em profundidade o risco percepcionado pelo consumidor e as estratégias de redução de risco associadas. O contexto empírico centra-se nos produtos da marca de um dos principais retalhistas presentes no mercado português (Pingo Doce).


Trabalho final de Mestrado