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Novas experiências do comsumidor em loja:Plano de marketing para a área de gaming da Worten

Aluno: Mauro Da Costa Marques


Resumo
O panorama do retalho tem vindo a alterar-se como consequência do desenvolvimento dos canais online e do aparecimento de players mais competitivos. Assim, surgiu a necessidade de os retalhistas conhecerem melhor os seus consumidores, de forma a corresponderem às suas necessidades, sobretudo em loja. Neste sentido, o presente trabalho final de mestrado tem como objetivo a elaboração de um plano de marketing para a área de gaming da Worten, com a finalidade de criar experiências em loja para o consumidor final. Quanto à metodologia utilizada, optou-se por selecionar o método misto. Na análise qualitativa, as técnicas de recolha de dados foram a recolha de dados secundários e a realização de duas entrevistas semiestruturadas em profundidade. Na análise quantitativa, elaborou-se um inquérito por questionário online a uma amostra não probabilística self-selection de 119 indivíduos. A estratégia adotada foi a action research, sendo que o objeto de estudo selecionado foi a Worten, líder de mercado nas áreas onde opera. O plano permitiu concluir que existem fatores que potenciam a visita à loja como uma atividade de lazer, como é o caso da organização da loja, da opinião de terceiros, da exposição, mas sobretudo da possibilidade de experimentação dos produtos, da especialização dos colaboradores e, por último, da existência de ofertas customizadas e de produtos exclusivos. Em suma, as ações propostas pretenderam comprovar que a criação de experiências diferenciadoras leva a um crescimento nas vendas, potencia uma maior quota de mercado, mas sobretudo promove a satisfação do consumidor e potencia a sua lealdade.


Trabalho final de Mestrado