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Análise do Impacto dos Patrocínios nas percepções em relação à Marca: O Caso Super Bock

Aluno: Francisco Mira Costa Pinto


Resumo
Resumo O Marketing é cada vez mais importante nas empresas, no seu orçamento e nos seus activos. O valor da Marca é muito importante para as empresas e através dos Patrocínios pode existir uma alavancagem da Marca. Esta investigação investiga a forma como os patrocínios contribuem para as percepções que são criadas pelo consumidor em relação à Marca. Analisou-se a transferência de imagem entre os clubes de futebol e a marca Super Bock, bem como a percepção da congruência e as associações que são feitas à marca. A metodologia utilizada nesta investigação foi uma metodologia quantitativa, com o recurso a uma amostra não probabilística, em que se recolheu um total de 150 questionários entre os dias 15 Julho e 4 de Agosto, através da Internet. Os resultados obtidos demonstraram que existe transferência de imagem e, em geral, os patrocínios têm um efeito positivo na imagem da marca. Apesar de se terem verificado em alguns grupos a ligação entre a marca e o clube patrocinado, esta é percepcionada como muito positiva existindo um trabalho a fazer nestes grupos.


Trabalho final de Mestrado