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Political Marketing in Presidential and Legislative Elections

Aluno: Filipe Miguel Silvano Dos Santos LourenÇo


Resumo
Marketing político é uma disciplina que tem vindo a ganhar cada vez mais atenção no mundo académico e uma das suas áreas de pesquisa é o facto de marketing político necessitar de diferentes práticas conforme a cultura do país em que está a ser aplicado, no entanto ainda não foram estudadas diferentes práticas que têm de ser aplicadas dentro da mesma cultura, mas para diferentes tipos de eleições. Este estudo irá analisar as diferenças que campanhas para eleições presidenciais e legislativas têm de ter em atenção em Portugal, estudando o caso da campanha presidencial de 2016 de sua excelência Marcelo Rebelo de Sousa, e da campanha legislativa de 2015 sua excelência António Costa e do PS. As maiores diferenças encontradas foram ao nível de características pessoais, em que no caso do presidente MRS se dá maior importância à sua personalidade, enquanto que no caso do primeiro ministro se deu mais importância às suas capacidades; o partido político teve maior relevância nas eleições legislativas, enquanto que o histórico pessoal e a fama tiveram mais relevância nas presidenciais; os eleitores deram maior importância ao programa eleitoral do primeiro ministro achando que a sua função principal é de legislar, enquanto que a função do presidente é mais de representar o país e estar próximo do povo; e ainda houve diferenças a nível do tipo de campanha efetuada.


Trabalho final de Mestrado