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Blogs de nutricionistas: a perceção da credibilidade e a sua influência nas intenções comportamentais do consumidor.

Aluno: Vera Sofia Gaspar Fernandes


Resumo
O número de blogs escritos por nutricionistas tem vindo a aumentar. Face à atual importância dos blogs (já fazem parte do processo de tomada de decisão do consumidor), as empresas beneficiarão ao integrar estratégias de marketing digital concordantes com esta realidade para a comunicação dos produtos/marcas. Este estudo pretende compreender a influência da perceção da credibilidade de blogs escritos por nutricionistas na confiança e, desta, nas intenções comportamentais dos consumidores. Esta investigação teve por base um estudo quantitativo com amostragem por conveniência, com 335 respostas válidas obtidas através de inquérito por questionário estruturado, autoadministrado e mediado pela internet. Os resultados obtidos indicam que a credibilidade e a credibilidade da mensagem se relacionam positivamente com a confiança e, adicionalmente, que a confiança se relaciona positivamente com a intenção comportamental, sobretudo, de passar-a-palavra. A credibilidade da fonte não se encontra relacionada de forma estatisticamente significativa com a confiança. São apresentados argumentos justificativos, nomeadamente, a importância da influência da credibilidade da fonte sob a credibilidade da mensagem, bem como o decréscimo da importância da autoridade da fonte na avaliação da credibilidade. As conclusões contribuem para evidenciar que recorrer ao uso de blogs escritos por nutricionistas para influenciar a intenção comportamental do consumidor, poderá ser uma ferramenta de marketing de sucesso em áreas de negócio relacionadas com nutrição e alimentação saudável (negócios em crescente expansão a nível nacional e internacional) pela credibilidade associada à sua mensagem que transmite a confiança que será cada vez mais determinante nas interações do consumidor com as empresas.


Trabalho final de Mestrado