Search button

Avaliação da Reputação e a sua Relação com a Satisfação e Lealdade de Colaboradores e Consumidores - O Caso da EAFIT

Aluno: Maria De SÁ Teixeira MagalhÃes Coutinho


Resumo
As empresas competem umas com as outras por reputação.As empresas com boa reputação têm uma vantagem competitiva,aquelas que têm má reputação têm uma desvantagem competitiva (Fombrun,1990).Uma reputação favorável encoraja os shareholders a investir na empresa (Chun,2005),atrai bons colaboradores e retém clientes (Markham,1972) e está relacionada com retornos globais superiores (Robert&Dowling,1997;Vergin&Quoronfleh,1998).Uma boa reputação é um valioso activo para a empresa (Caruana,1997).Por ser um activo intangível,a reputação dificilmente é imitada pela concorrência. O consumo de suplementos alimentares entre os desportistas profissionais e recreativos é frequente e generalizado.A melhoria do desempenho desportivo é a principal razão do uso de produtos de nutrição desportiva,quer seja pela necessidade do consumo de nutrientes,acima da dose diária recomendada,como consequência do esforço intenso exigido pela prática desportiva,quer seja para compensar desequilíbrios na dieta diária. O objectivo geral deste estudo é medir a reputação da marca de nutrição desportiva EAFIT em dois grupos de stakeholders distintos?colaboradores e consumidores,comparando os resultados.Os objectivos específicos do estudo consistem na investigação da relação entre o constructo principal e os conceitos de satisfação e lealdade dos colaboradores e consumidores.O método usado é a Escala da Personalidade da Marca proposta por Davies et al.(2004).Foram desenvolvidos dois questionários?um destinado a consumidores e outro a colaboradores.Os resultados mostram semelhanças entre a identidade e a imagem da marca,e denotam a relação entre reputação e satisfação de consumidores e colaboradores.Pode concluir-se ainda que a lealdade dos consumidores não é independente do julgamento que fazem da relação qualidade/preço dos produtos EAFIT.Finalmente,colaboradores mais satisfeitos recomendam mais os produtos.


Trabalho final de Mestrado