Search button

Storytelling in Corporate Branding: Application to a McDonald's Portugal Digital Platform

Aluno: Rita Maria Pinto Do Souto Pinto GonÇalves


Resumo
Esta tese é uma reflexão teórica e prática sobre a presença do storytelling na comunicação corporativa, numa perspectiva que compreende a semiótica e a narratologia num contexto de comunicação estratégica de marketing. Analisamos a junção entre os conceitos de storytelling corporativo, storytelling da marca, storytelling do consumidor e storytelling digital, uma vez que todos se reúnem num diálogo da marca, entre a empresa e o consumidor. O estudo exploratório assentou na nova plataforma da McDonald?s ?Histórias com M? e foi conduzido de forma a aferir a presença de uma comunicação estruturada na forma de história e para ressaltar quais os pontos comuns na comunicação da marca, através da representação de arquétipos. Apuramos que o storytelling corporativo da McDonald?s, relativamente à sua imagem de empregador comunica essencialmente inspiração e determinação como os elementos-chave comuns e partilhados entre os (antigos) trabalhadores.


Trabalho final de Mestrado