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A Perceção dos Portugueses do Country Brand Equity dos Países Membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai)

Aluno: Everton Nascimento Fernandes


Resumo
Tendo a União Europeia como exemplo, o Mercosul foi estabelecido em 1991 com os países membros: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, vigentes até os dias atuais. O Brasil é o país mais relevante desse bloco econômico e mantêm fortes laços históricos e culturais com Portugal, país este importante dentro do cenário europeu, o segundo maior mercado-alvo do Mercosul. Diante desta realidade, esta dissertação tem como objetivo compreender como os portugueses percecionam o Country Brand Equity (CBE) dos países membros do Mercosul, tendo em conta a relevância do branding nacional para os países que precisam criar ou manter uma marca nacional bem posicionada no competitivo mercado global. Para tal foi adaptado um modelo conceitual que inclui a dimensão Reputação da Marca-nação para a construção do CBE, bem como o Reconhecimento e as Associações de Marca, Qualidade Percebida e Lealdade, variáveis estas já testadas em outras investigações. O estudo é explanatório com a recolha de dados feita através de questionário e com uma análise quantitativa. Os resultados reafirmam a supremacia do Brasil diante dos demais países do bloco e demonstra a relação das variáveis testadas com o CBE, sendo esse um dos principais contributos acadêmicos deste estudo. A nível empresarial organizações públicas e privadas que almejam atingir um mercado mais amplo e fora dos limites geográficos dos seus países, podem melhorar seu planejamento, gestão e monitoramento através das descobertas presentes nesta investigação.


Trabalho final de Mestrado