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Variáveis que determinam a preferência de um consumidor invisual por uma loja

Aluno: Margarida Gaspar Bentes Pimenta


Resumo
Em qualquer momento da vida, um consumidor pode tornar-se vulnerável. No caso dos consumidores invisuais, estes são sempre vulneráveis, desde o momento em que experienciam a cegueira. Estes consumidores estão, tipicamente, dependentes de terceiros para a realização de diferentes tarefas, nomeadamente, o ato de fazer de compras. Este estudo tem como objetivo compreender quais as variáveis do marketing mix que determinam a preferência de um consumidor invisual por uma loja, isto é, o que é que leva os consumidores cegos a escolher uma loja em detrimento de outra. Neste trabalho são considerados diferentes ambientes de compra, de forma a perceber se razões diferem em ambientes diferentes. Para concretização dos objetivos deste estudo foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade. Os resultados obtidos revelam que as variáveis do marketing mix mais relevantes, para os consumidores em questão, variam com o tipo de ambiente de compra. No caso de compras de supermercado e de compras de roupa, os consumidores valorizam mais as variáveis referentes a Pessoas, Processos e Preço. Relativamente a compras de produtos de eletrónica/tecnologia, os invisuais valorizam mais os Processos e os Produtos. As conclusões sublinham a dependência que estes consumidores têm de terceiros, sejam estes amigos, familiares ou colaboradores em loja. Enfatizam também a importância que o atendimento em loja tem para os cegos, podendo mesmo essas experiências determinar a preferência de um consumidor por uma loja.


Trabalho final de Mestrado