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O PAPEL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS E DO ELECTRONIC WORD-OF-MOUTH NO AUMENTO DA COMPRA DE COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS

Aluno: Carolina Fidalgo Torcato


Resumo
O nosso planeta está assente em duas características base, a tecnologia e a globalização. Hoje em dia é possível sermos influenciados à distancia de um click, por personalidades que nunca conhecemos pessoalmente, ou através de consumidores que partilham as suas opiniões deliberadamente através dos diferentes meios existentes no contexto online. A internet e as redes sociais tornaram-se veículos de influência, principalmente em temas sensíveis como a sustentabilidade. O objetivo primordial desta investigação passa por analisar como é que a utilização de Influenciadores Digitais e Electronic Word-of-Mouth (eWOM), nas redes sociais Instagram e Youtube, irá influenciar a intenção de compra, e compra de cosméticos sustentáveis. Este estudo apresenta uma natureza explanatória, e utiliza um estudo mono- método quantitativo, com uma ténica de amostragem não probabilística por conveniência. Foram recolhidas 327 respostas válidas, através de um inquérito online, sendo que estas repostas foram tratadas e analisadas através do software IBM SPSS Statistics 27. Foi possível observar que os inquiridos acabam por não considerar que características como a Experiência, Credibilidade e Conhecimento dos Influenciadores Digitais sejam determinantes para a intenção, e para a compra de cosméticos sustentáveis. No entanto, o eWOM é um determinante bastante forte na intenção de compra, e no aumento da compra de cosméticos sustentáveis. Conclui-se ainda que, a Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen (1991) sustenta a predição do aumento da compra de cosméticos sustentáveis. A nível académico, este estudo contribui para integrar o efeito de elementos da estratégia de marketing digital na modelização da compra de cosméticos sustentáveis.


Trabalho final de Mestrado