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Mobile Marketing: Factores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis pela classe médica

Aluno: Vanessa Isabel Oliveira Gomes


Resumo
Nos últimos tempos, a introdução de novas tecnologias tem modificado a nossa cultura, comércio, comunicação e educação, sendo que a área da saúde não é exceção a esta tendência. Os smartphones e as Apps móveis têm sido rapidamente integrados na prática clínica e neste sentido, a presente investigação tem como principal interesse o estudo dos fatores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis por parte da classe médica. Foram realizados questionários online e procedeu-se à análise de uma amostra de 199 médicos. Este estudo recorreu a uma regressão logística para testar as hipóteses e compreender a relação entre frequência de utilização e os fatores que influenciam a intensidade de utilização de Apps móveis. As conclusões do estudo indicam que a compatibilidade com estilo de vida e necessidades, situação profissional e facilidade de uso influenciam de forma positiva a intensidade de utilização de aplicações móveis, enquanto que as variáveis influência social e idade não demonstraram ser significativas. Em função destes resultados, é desejável que, cada vez mais, as empresas farmacêuticas considerem o Mobile Marketing como uma oportunidade e vantagem competitiva na sua relação com os médicos.


Trabalho final de Mestrado