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ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING PARA PROMOVER OS CIRCUITOS CURTOS AGROALIMENTARES (CCA) EM PORTUGAL

Aluno: Marta Brescianini


Resumo
Atualmente, os consumidores têm-se demonstrado mais preocupados com a segurança alimentar e com as condições sociais e ambientais sob as quais os seus alimentos são produzidos. Em Portugal tem-se verificado uma crescente procura por parte dos consumidores de alimentos biológicos, vendidos diretamente pelo produtor local. A esta procura corresponde o aumento de mercados de agricultores e a venda de cabazes ao domicílio em Lisboa. Neste contexto, este estudo pretende perceber qual a perceção que os pequenos produtores têm dos circuitos curtos agroalimentares, uma vez que poucos estudos se focam na perspetiva dos produtores, e quais as ferramentas de comunicação de marketing utilizadas pelos mesmos. Também se pretende perceber se os pequenos produtores têm algum conhecimento de marketing e se consideram que este é uma ferramenta importante para o sucesso da sua atividade e para comunicar com o consumidor. Por fim, procurou-se averiguar quais as motivações de compra dos consumidores de CCA e as suas perceções relativamente aos mesmos, tentando perceber quais as melhores formas para comunicar as vantagens e benefícios desta forma de produção e comercialização aos consumidores. Este estudo seguiu uma abordagem qualitativa através da análise de conteúdo assistida por computador, com recurso ao software MaxQDA. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a pequenos produtores e um breve questionário a consumidores de cabazes PROVE. Com este estudo, espera-se trazer um maior conhecimento acerca da perceção dos produtores e dos consumidores relativamente aos circuitos curtos agroalimentares, bem como delinear estratégias de comunicação orientadoras para a promoção destes circuitos e dos seus produtos.


Trabalho final de Mestrado