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MOTIVAÇÕES DE PROCURA DE INFORMAÇÃO EM BLOGS E IMPACTO NA INTENÇÃO DE COMPRA E INTENÇÃO DE PASSA-A-PALAVRA

Aluno: Ana Marta Andrade SimÃo Campos Fernandes


Resumo
Ao longo dos últimos anos o número de blogs tem aumentado exponencialmente. Através destas plataformas, os consumidores podem partilhar opiniões, experiências e trocarem informação sobre produtos e serviços. O objetivo desta investigação foi estudar quais as motivações, utilitárias ou hedónicas, que influenciam os consumidores na procura de informação sobre produtos e serviços em blogs. O estudo pretendeu também analisar o impacto da procura de informação em blogs na intenção de compra e na intenção de passa-a-palavra. Para alcançar este objetivo, foi realizado um estudo quantitativo de carácter descritivo, com base nos modelos desenvolvidos em investigações anteriores. Neste sentido, foi concretizado um inquérito por questionário online como forma de recolha de dados, sendo a amostra composta por 284 seguidores de blogs. A análise dos dados permitiu verificar a existência de correlações positivas e estatisticamente significativas entre todas as variáveis em estudo. Os resultados indicaram que existem fatores que contribuem para a explicação da motivação utilitária (conveniência e disponibilidade de informação) e da motivação hedónica (tendência e aventura) de procura de informação acerca de produtos e serviços em blogs. Concluiu-se que tanto a motivação utilitária como a motivação hedónica têm um impacto positivo na procura de informação em blogs, sendo que a motivação utilitária apresenta uma maior relevância. Finalmente, verificou-se a existência de uma influência positiva entre a procura de informação em blogs e a intenção de compra e intenção de passa-a-palavra.


Trabalho final de Mestrado