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A Qualidade do Relacionamento com os Adeptos Detentores de Bilhete de Época no Futebol

Aluno: AndrÉ Diniz Andrade


Resumo
Todos os anos os clubes de futebol realizam a venda de bilhetes de época como forma de financiarem o seu investimento, sendo o número de lugares anuais limitado é importante para os clubes que os clientes que já os adquiriram no passado voltem a renovar. Assim o objetivo do presente estudo consiste em identificar os fatores mais significativos, da qualidade do relacionamento com os seus adeptos detentores de bilhete de época, e como esse relacionamento influencia os adeptos a renovarem o seu lugar anual. Bem como estudar quais os antecedentes que impactam esse relacionamento. Desta forma realizou-se um estudo quantitativo mono-método, o qual decorreu num horizonte cross-sectional. Com base num questionário online, foi possível obter uma amostra não probabilística por conveniência com um total de 381 respostas validas. Sendo o tratamento e análise dos dados realizado com recurso ao IBM SPSS Statistics 26 através de técnicas estatísticas. Os resultados obtidos demonstram que a intenção de renovação por parte dos adeptos detentores de bilhetes de época é influenciada pelas dimensões da qualidade do relacionamento, em particular pela confiança, comprometimento e identificação dos adeptos. O estudo realizado comprova também o impacto positivo dos antecedentes nas dimensões da qualidade do relacionamento. Ao nível académico, a presente dissertação contribui para o enriquecimento do conhecimento do marketing desportivo, mais concretamente o relacionamento entre os adeptos e as equipas desportivas, ajudado a colmatar lacunas existentes. A nível prático, fornece informação às organizações desportivas e respetivos marketers, ilustrando a importância do relacionamento e quais as variáveis que os adeptos mais valorizam no mesmo.


Trabalho final de Mestrado