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Mudanças na Estratégia de Marketing de uma Organização, do Setor de Bebidas Não Alcoolicas, Em Contexto de Crise

Aluno: Mariana Monteiro Rodrigues


Resumo
Num contexto em que muitos já designam como uma sociedade de comunicação, a estratégia de marketing é fundamental, pois permite que as organizações analisem todos os caminhos possíveis de serem seguidos, de forma a optar pelo que maior benefício lhe traz. Com o contexto económico vivido em 2012, a necessidade das organizações se adaptarem para conseguirem manter o mesmo padrão a que estavam habituadas tornou-se ainda mais importante. Em 2012, não bastava que as organizações sobrevivessem à crise que estava a ser vivida. Dos preços que atingiram níveis muito elevados devido ao aumento do IVA no setor das bebidas não alcoólicas refrigerantes, que passou de 6% para 23%, ao rendimento disponível das famílias e índice de confiança do consumidor a reduzir bastante. As organizações tiveram mesmo que repensar as suas estratégias e adaptá-las às mudanças que estavam a ser implementadas, na economia portuguesa. Neste contexto, é necessário perceber como é que uma organização que representa tantas marcas conhecidas internacionalmente se adaptou a estas mudanças, para conseguir que tanto as suas vendas, como a imagem que os consumidores têm da marca, não sofressem impactos negativos. Este estudo permite perceber o processo de adaptação desta organização em território nacional através de observação direta e uma entrevista em profundidade, com o intuito de identificar as preocupações principais da organização. Concluiu-se que a organização optou por uma complementação e uma ampliação abaixo da sua linha de produto, para manter a sua competitividade.


Trabalho final de Mestrado