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Marketing de Proximidade e Millennials: Factores Influenciadores das Atitudes e Comportamentos

Aluno: Rute Isabel ColaÇo Da Luz


Resumo
O marketing de proximidade é uma estratégia de comunicação que permite enviar mensagens publicitárias para os dispositivos móveis de consumidores que se encontram próximos ou dentro dos pontos de venda. As mensagens atingem apenas os consumidores que se encontram na localização específica e ideal, e por isso, no estado mental ideal para completar uma transação. Por ser um tipo de marketing relativamente recente, e ainda pouco investigado, a presente pesquisa tem como objetivo de compreender quais são os fatores influenciadores das atitudes da geração Millennial em relação ao Marketing de Proximidade, assim como da intenção de participar nas suas campanhas. Para tal foi utilizada uma metodologia de caracter qualitativo, na qual foram realizadas dezasseis entrevistas semiestruturadas em profundidade, a indivíduos da geração Millennial. De acordo com os resultados, as atitudes dos entrevistados são influenciadas pela compatibilidade, conteúdo relevante, utilidade percebida, e facilidade de uso. Contrariamente ao que era esperado, as preocupações com a privacidade e a segurança dos dados, não se revelaram determinantes, pois os entrevistados mostraram-se mais preocupados com um tipo de risco inesperado, o risco de consumismo. Os entrevistados demonstraram na sua generalidade atitudes positivas em relação ao Marketing de Proximidade, e intenção de participar nas suas campanhas. O presente estudo contribui para o preenchimento da lacuna de conhecimento existente acerca do Marketing de Proximidade, e auxilia ainda as empresas a desenvolverem campanhas mais eficazes.


Trabalho final de Mestrado