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Entrega de comida ao domicílio: Perceções e fatores influenciadores na compra deste serviço ? estudo comparativo entre Portugal e a China

Aluno: Fuli Liu


Resumo
Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia na sociedade moderna, cada vez mais pessoas estão a usar smartphones. Ao mesmo tempo, nos últimos anos, têm aparecido várias aplicações de entrega de comida ao domicílio em Portugal e na China. Por exemplo, o Glovo e o Ubereats são as aplicações mais usadas em Portugal, e o Meituan e o Eleme as mais usadas na China. Este trabalho tem como objetivo analisar as perceções e fatores influenciadores na compra de serviços de entrega de comida ao domicílio pelos consumidores em Portugal e na China, focando-se principais diferenças entre os consumidores dos dois países. Para esta investigação recorreu-se a um estudo quantitativo, através da aplicação de um questionário online para recolher dados, que foi dividido em duas versões, uma em português e outra em chinês. A técnica de amostra utilizada foi não probabilística por conveniência, com a criação do efeito bola de neve. Finalmente obteve-se um total de 293 respostas válidas. Entre estas, as respostas efetivas dos consumidores chineses e dos consumidores portugueses foram 206 e 87, respetivamente. Os resultados obtidos indicam que para os consumidores portugueses, a perceção da confidencialidade de informação pessoal está positivamente relacionada com a confiança nos serviços de entrega de comida ao domicílio. Para os consumidores chineses, exceto a perceção da segurança durante a entrega, todos outros fatores, como a perceção da segurança alimentar, a perceção da economia de tempo, a perceção da política promocional, e perceção da conveniência e a perceção da confidencialidade de informação pessoal, estão positivamente associados com a mesma. Adicionalmente, a confiança está positivamente relacionada com a intenção de compra deste serviço tanto pelos consumidores portugueses como chineses. Como o serviço de entrega de comida ao domicílio é uma indústria emergente, existe até ao momento poucas estudos e investigações na área. Assim sendo esta dissertação é uma contribuição para literatura existente a nível académico, e ao mesmo tempo, um registo da atual indústria para estas plataformas em Portugal e na China.


Trabalho final de Mestrado