Search button

PLANO DE MARKETING PARA A CLÍNICA DE MEDICINAS ALTERNATIVAS ?HEALTHY HEART?

Aluno: Ana Rita Bitton Ferreira Da Costa Frade


Resumo
Este Trabalho Final de Mestrado tem como principal objetivo a elaboração de um Plano de Marketing estratégico para uma clínica de medicinas alternativas e complementares, a Natural Care, que irá prestar serviços no âmbito do modelo alternativo. A Natural Care pretende penetrar no mercado no início do ano 2019 e este projeto funcionará como um guia tático para definir as estratégias de marketing e para realizar ações que irão permitir gerar notoriedade e promover o serviço junto do seu público-alvo. A metodologia utilizada foi o método por inquérito (survey), com o objetivo de tomar conhecimento de sentimentos subconscientes dos consumidores, neste caso, as motivações. Numa primeira fase, foi realizada uma entrevista semi-estruturada de carácter informal a um profissional de medicina alternativa e complementar e, uma outra, a um consumidor deste tipo de medicinas, mais propriamente, de Acupuntura. Para uma maior compreensão da viabilidade do projeto foi realizado um inquérito por questionário online para identificar o potencial target da Natural Care e para dar respostas aos objetivos específicos referentes às motivações dos consumidores. Foram obtidas 715 respostas ao questionário, das quais apenas 605 foram consideradas válidas para dados estatísticos. Este trabalho permitiu concluir que, o que mais motiva os consumidores de medicinas alternativas e complementares a realizar os tratamentos é o facto de se sentirem renovados/energizados e aliviados do stress da vida quotidiana, porém, o que menos os motiva, é a perda de peso.


Trabalho final de Mestrado