Search button

Plano de Marketing da Mindshaker para o Lancamento do Novo Produto SmartSales.

Aluno: Teresa Alexandra Filipe Moita


Resumo
Portugal vive atualmente numa sociedade digital. Nos últimos anos assistimos a várias alterações a nível tecnológico, exemplo disso são as redes sociais e o comércio online que estão cada vez mais integrados na sociedade portuguesa. A Mindshaker, uma microempresa na área das novas tecnologias, pretende lançar um novo produto de promoção e venda online. Nesse sentido, o plano de marketing apresentado tem como principal objetivo a análise ao mercado e potenciais clientes para esse produto. Seguidamente é definida toda uma estratégia adequada para o lançamento do produto, a segmentação do mercado e o marketing-mix. A estratégia de investigação adotada é o action research, foi usada a técnica de mixed methods para o desenho da pesquisa. Nesta ótica foram realizadas duas dezenas de entrevistas informais e uma entrevista semiestruturada aos dois sócios-gerentes da empresa. Foi também efetuado um inquérito por questionário a PME?s, com o objetivo de obter mais informação sobre como as empresas veem o uso das redes sociais, a promoção digital e a venda de produtos online. Da análise efetuada foi possível traçar o perfil destas empresas tendo em conta as características do produto e os resultados da análise de mercado e potenciais clientes, tendo as variáveis selecionadas sido a tecnologia, o setor, a dimensão e a idade da empresa. O setor onde atua a Mindshaker está em constante desenvolvimento, com o aparecimento de novas tecnologias as empresas estão cada vez mais recetivas, o que representa uma oportunidade de crescimento deste mercado.


Trabalho final de Mestrado