Search button

O impacto do estímulo induzido pelos espectadores nas emoções e intenções comportamentais de outros espectadores: O caso do futebol

Aluno: Tiago Paulo Henriques


Resumo
O crescimento da indústria do futebol europeu traduz a importância dos adeptos e espectadores na criação de receita proveniente dos direitos de transmissão, da atividade comercial e do matchday. Neste sentido é essencial melhorar a atmosfera dos estádios, para que os espectadores experienciem mais emoções agradáveis ao longo do jogo e, consequentemente, tenham uma maior intenção de voltar ao estádio ou de comprar produtos oficiais dos seus clubes. Assim, este estudo tem como objetivo geral investigar o impacto do estímulo induzido pelos espectadores nas emoções agradáveis (felicidade e excitação) e nas emoções desagradaveis (ansiedade, raiva e desânimo) experienciadas pelos outros espectadores, durante um jogo de futebol, assistido no estádio bem como analisar a influência das emoções nas intenções comportamentais. A investigação é de natureza explanatória e utilizou um tipo de estudo mono-método quantitativo e uma técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário online, aplicado aos espectadores da Liga NOS. O horizontal temporal do estudo foi o cross-sectional, obtendo-se 636 respostas válidas. A análise dos resultados demonstrou que o estímulo induzido pelos espectadores tem um impacto significativo positivo na felicidade e na excitação o e um impacto significativo negativo na raiva e no desânimo experienciadas pelos espectadores, durante um jogo de futebol. Todavia, o estímulo induzido pelos espectadores não tem qualquer influência na ansiedade. Por fim, verificou-se que as emoções agradáveis experienciadas influenciam positivamente as intenções comportamentais, ao contrário das emoções desagradáveis, que não têm qualquer relevância na explicação das intenções comportamentais.


Trabalho final de Mestrado