Search button

A responsabilidade social corporativa percebida da grande distribuição alimentar: a influência na imagem da empresa e o papel na decisão de compra do consumidor

Aluno: Jacinta Isabel Oliveira Rodrigues


Resumo
A grande distribuição alimentar representa um dos setores que, em Portugal, mais aposta em atividades de responsabilidade social corporativa e é também aquele em que estas atividades têm uma maior presença mediática. Assume-se, por isso, importante estudar qual a perspetiva dos consumidores acerca da responsabilidade social corporativa levada a cabo por este setor, analisando o grau de conhecimento dos consumidores, quais as atividades que mais valorizam e qual a motivação que atribuem às empresas para o desenvolvimento destas atividades. Procura-se também compreender qual a influência da responsabilidade social corporativa na imagem das empresas e qual o papel que assume como critério de decisão de compra para os consumidores neste setor. A investigação assume uma abordagem quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de um inquérito online, utilizando-se uma amostra não probabilística por conveniência de 388 inquiridos. Os resultados demonstram que os consumidores apresentam um baixo grau de conhecimento das atividades de responsabilidade social corporativa da grande distribuição alimentar e consideram que a principal motivação das empresas para estas atividades são os seus próprios interesses. Os resultados mostram também que, no geral, existe um efeito positivo da responsabilidade social corporativa na imagem das empresas da grande distribuição alimentar. Conclui-se ainda que a responsabilidade social corporativa assume pouca importância como critério de decisão de compra na grande distribuição alimentar para os consumidores, contrariamente aos critérios de decisão de compra tradicionais.


Trabalho final de Mestrado