Aluno: Ana Rita Dias GonÇalves Mileu
Resumo
A presente investigação tem como propósito analisar o impacto do rebranding da
McDonald?s no capital da marca e nos seus constructos, bem como identificar
potenciais efeitos. Na dissertação é utilizada uma estratégia de investigação case-study,
num horizonte temporal cross-sectional. A abordagem metodológica integra unicamente
métodos quantitativos. O processo de recolha de dados primários foi feito através de
questionários online à população cliente e não cliente McDonald?s.
Os resultados demonstraram que, em termos globais, o processo de rebranding
impactou positivamente o capital da marca McDonald?s, contudo, não foi um processo
com grande rebranding awareness e repercussão na opinião que os consumidores
tinham da mesma. Isto é, as perceções que os clientes tinham sobre a qualidade
percebida aumentaram, a lealdade à marca também se tornou mais expressiva, bem
como as associações à marca. No entanto, o constructo notoriedade da marca não se
revelou favoravelmente impactado pelo rebranding da McDonald?s.
Trabalho final de Mestrado