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Supply Chain Management na Indústria de Festivais de Música. o caso "Paredes de Coura"

Aluno: JÚlio Esteves Dantas Timoteo


Resumo
A indústria dos festivais de música tem crescido exponencialmente em Portugal. Considerando o sucesso deste tipo de eventos e o elevado número de relacionamentos empresariais que exigem, torna-se importante entender de que forma práticas aplicadas de gestão poderão explicar esse fenómeno. Assim, o objetivo desta dissertação passa por entender de que forma funcionam esses relacionamentos na organização de um evento de larga escala nesta indústria, para compreender se existe filosofia de cadeia de aprovisionamento, até que ponto é implementada e se é feito voluntária ou espontaneamente. Para a recolha de dados primários foi realizado um estudo qualitativo, em forma de case study, com amostragem não probabilística por julgamento, composta por três profissionais diretamente ligados à cadeia de produção de um grande evento nacional desta indústria, a quem foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Através do estudo empírico, concluiu-se que não existe supply chain management na produção do evento, ou abertura para tal pela organização. Percebeu-se que esta assume um papel de líder na rede, promovendo o prolongamento dos relacionamentos no tempo e, pontualmente, colaborações sistémicas. Notou-se que a interdependência é encarada negativamente pela organização e apenas existe assinalavelmente no relacionamento com o main sponsor, sendo todos os outros vistos como parcerias facilmente substituíveis. Foi também descoberto que os processos interorganizacionais e interfuncionais são maioritariamente espontâneos e não uma solução estratégica. As vantagens competitivas do evento são tidas pela organização como um produto conjunto de todos os parceiros, embora um aumento do customer value seja apenas considerado proveniente do engenho próprio da produtora.


Trabalho final de Mestrado