Search button

Mobile como forma de pagamento no setor das viagens: o papel das perceções por parte dos early adopters

Aluno: Andreia Isabel Spranger Pancho


Resumo
Atualmente, os dispositivos móveis integram a consumer journey dos viajantes, que estão cada vez mais dependentes dos mesmos, tendo conduzido a um aumento de empresas na área das viagens a apostarem no mobile commerce. O pagamento é um dos fatores mais relevantes para o sucesso do mesmo, sendo um sucesso em alguns países e, em Portugal, a sua utilização encontra-se em fase inicial. Neste sentido, torna-se relevante o papel dos early adopters, considerando a influência que exercem nas decisões de potenciais adotantes. Posto isto, o propósito do presente estudo consiste em analisar o comportamento do consumidor ao nível do pagamento por mobile, mais concretamente, o impacto das perceções dos utilizadores, os early adopters, na intenção de reutilização do pagamento por mobile, no setor das viagens. O estudo é quantitativo e foi utilizada uma amostragem não probabilística por conveniência com efeito bola de neve, através de um questionário autoadministrado por 280 respondentes. Os resultados sugerem que as perceções dos early adopters em relação à utilidade, facilidade de uso, compatibilidade com o estilo de vida e segurança têm um impacto positivo na intenção de reutilização do pagamento por mobile, no setor das viagens. A nível académico o estudo proporciona maior conhecimento sobre intenção de reutilização do pagamento por mobile por parte dos early adopters, temática que, dentro do conhecimento, se encontra pouco explorada. A nível empresarial, o estudo contribui com informação útil acerca das perceções dos early adopters que devem ser consideradas pelos gestores e marketers que atuam no setor das viagens.


Trabalho final de Mestrado