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O processo de imprinting em start-ups numa perspetiva de redes: um caso exploratório

Aluno: Camila Sousa Soares


Resumo
As organizações incorporam e manifestam as condições e restrições do passado, como reflexo das suas experiências, num processo designado como imprinting. De acordo com essa literatura, vários fatores podem estar envolvidos no processo de imprinting na fase inicial da vida de uma start-up. Partindo do pressuposto de que a formação de uma start-up é um processo de inserção num contexto relacional, este estudo tem como propósito explorar o papel do fundador e dos primeiros relacionamentos de negócio no processo de imprinting de uma empresa. Com esse propósito, realizou-se um estudo de caso longitudinal envolvendo uma empresa que opera na indústria de moldes. A recolha de dados foi feita através de entrevistas em profundidade semiestruturadas com o CEO da empresa. A principal conclusão é que o imprinting, em ambas as dimensões do fundador e relacionamentos de negócio, tem uma natureza mais próxima ou imediata, na capacidade de obter recursos, de perseguir oportunidades, partilha de conhecimento, e mais distante em termos de performance, crescimento e novos mercados através do estabelecimento e desenvolvimento de relacionamentos de negócio com outras empresas específicas.


Trabalho final de Mestrado