Search button

O USO DO INSTAGRAM E DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Aluno: Vicente Maria Claro Pereira


Resumo
Atualmente, os eventos são utilizados como uma ferramenta de marketing para as empresas como meio de troca de mensagens, de comunicação ou para promover produtos e serviços. Sendo os eventos, um mercado que tem vindo a emergir nos últimos anos, faz todo o sentido para as marcas apostarem neste segmento. Para tal, como forma de potenciar a participação nos eventos, analisou-se a rede social Instagram, que tem vindo a ganhar um importante crescimento nos últimos anos. Assim, esta investigação tem como principal objetivo analisar como o uso do Instagram e dos influenciadores digitais potenciam a participação nos eventos para um público jovem adulto. Para dar respostas ao objetivo, recorreu-se a dados secundários, apresentados numa revisão de literatura detalhada e a dados primários obtidos através de um inquérito online respondido por 119 inquiridos de uma amostra de conveniência. No geral, os inquiridos demonstraram ser mais cativados pelos conteúdos visuais, quer nas páginas de eventos quer pelos influenciadores digitais sendo que nestes as características mais importantes são a credibilidade, honestidade e sinceridade. No geral a faixa etária mais nova, 14-18 anos, sente-se mais cativada pelo Instagram Direct como conteúdo nas páginas de eventos, assim como, a característica que consideram mais relevante num influenciador é a sinceridade. As conclusões obtidas nesta investigação são relevantes para a estratégia de comunicação digital das marcas, uma vez que permite que estas adaptem os conteúdos que partilham consoante o público-alvo que pretendem atingir, tendo em consideração a atitude de cada grupo face ao diferente tipo de evento.


Trabalho final de Mestrado