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O Perfil e as Motivações dos Turistas de um Evento Especial: O Caso da Festa da Flor na Ilha da Madeira

Aluno: JosÉ Wilson Fernandes Figueira


Resumo
A criação e organização de eventos constitui um elemento chave na estratégia de diversificação de qualquer destino turístico. Alguns eventos são, de facto, grandes catalisadores de desenvolvimento, a nível económico, social, cultural e político de um país, cidade ou região. Torna-se, pois, imprescindível para a Destination Marketing Organisation (DMO) conhecer o perfil dos turistas atraídos por tais eventos e compreender as motivações turísticas inerentes à participação nos mesmos. Como tal, a presente investigação debruça-se sobre a compreensão e clarificação das razões e motivações que impelem os turistas a visitar a Ilha da Madeira no decorrer da Festa da Flor, recorrendo ao framework conceptual Push e Pull. A metodologia utilizada neste estudo foi de natureza descritiva-explanatória, tendo por base uma abordagem quantitativa, com recurso à aplicação de um inquérito por questionário a 281 turistas, nas principais avenidas da cidade do Funchal, no decorrer da Festa da Flor, edição 2019. Os resultados evidenciam que os Gestores do Destino Madeira devem dar especial atenção aos fatores motivacionais internos (push): Escape / Fuga à rotina, Relaxe, Prestígio, União Familiar, Novidade / Conhecimento e Entretenimento, e aos fatores motivacionais externos (pull): Eventos Especiais, Condições Básicas e Naturais do Destino, Gastronomia e Exploração Cultural e Histórica. Por outro lado, os resultados demonstram que o evento especial em estudo, a Festa da Flor, não é o polo de atração que desencadeia o desejo de visitar a Ilha da Madeira. É, antes, encarado como um fator suplementar, uma oferta turística complementar posta à disposição dos visitantes.


Trabalho final de Mestrado