Search button

Plano de Marketing para a Marca Própria Becken

Aluno: Rita Maria Croca Guerra Da Rosa


Resumo
Este Trabalho Final de Mestrado consiste num plano de marketing para uma marca própria da Worten, a Becken. A Becken é uma marca portuguesa de eletrodomésticos e já existe desde os anos 90, sendo atualmente, a principal marca própria da Worten, líder de mercado em retalho eletrónico. O objetivo principal deste plano de marketing é impulsionar a notoriedade e imagem da marca atualmente. Para isto, foi necessário, inicialmente compreender qual a posição da marca, em termos de notoriedade e imagem perante os consumidores, depois definir um público-alvo coerente e finalmente desenvolver táticas relevantes para os quatro elementos do marketing mix de produto, direcionadas para esse público-alvo. Foi adotada, como metodologia, uma abordagem de mixed-method e como estratégia foi optado por uma investigação de action research. Para a compreensão do mercado, dos clientes e da marca em si, foram feitas duas recolhas de dados primários, sendo estas, uma entrevista pessoal com o diretor do departamento de Marcas Próprias e também um inquérito online à população em geral (n=139). As táticas propostas no plano de marketing, têm em conta os objetivos e estratégias de marketing definidos, sendo que será dado maior enfoque nas estratégias de distribuição e comunicação. O plano tem um horizonte temporal de um ano, para começar em janeiro de 2019. Este estudo é particularmente relevante, pois explora a gestão de marca de uma marca própria, em particular na área de pequenos eletrodomésticos, sendo que este tipo de estudos ainda é consideravelmente negligenciado para marcas de retalhistas.


Trabalho final de Mestrado