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Resistência do Consumidor à Adoção de Novas Tecnologias: O Caso dos E-books

Aluno: ClÁudia Isabel Dores Santos


Resumo
A investigação à resistência do consumidor aquando da adoção de inovações, tem vindo a ganhar importância, impulsionada pelo aparecimento e rápido desenvolvimento de novas tecnologias. A pesquisa com recurso a diferentes objetos de estudo, demonstra-nos que a resistência do indivíduo às inovações não é total, podendo este demonstrar resistência a uma certa inovação e ser perfeitamente aberto à adoção de outra. No caso dos e-books, algumas empresas têm apostado na produção e comercialização dos mesmos, existem mesmo estatísticas que preveem o consumo ascendente de livros eletrónicos. Porém, a realidade é que as vendas de e-books e o número de utilizadores dos mesmos, têm ficado aquém do esperado. Assim, sendo o objetivo principal deste estudo foi entender quais das oito barreiras funcionais e oito barreiras psicológicas, sugeridas por Talke e Heidenreich (2014) influenciam negativamente a intenção de ler e-books, por adotantes e por não-adotantes. Utilizou-se no estudo o método quantitativo descritivo, com uma amostra não-probabilística, por conveniência. Foi efetuado um inquérito online e a análise de dados recorreu à regressão linear múltipla para testar a influência negativa de cada barreira na intenção de adoção. Os resultados revelaram que, no segmento dos não-adotantes, a intenção de adotar e-books é influenciada negativamente pela barreira de complexidade. Por outro lado, relativamente ao segmento dos adotantes, estes indivíduos são influenciados negativamente pela barreira de valor.


Trabalho final de Mestrado