Aluno: ClÁudia Isabel Dores Santos
Resumo
A investigação à resistência do consumidor aquando da adoção de inovações, tem vindo a
ganhar importância, impulsionada pelo aparecimento e rápido desenvolvimento de novas tecnologias.
A pesquisa com recurso a diferentes objetos de estudo, demonstra-nos que a resistência do
indivíduo às inovações não é total, podendo este demonstrar resistência a uma certa inovação e ser
perfeitamente aberto à adoção de outra. No caso dos e-books, algumas empresas têm apostado na
produção e comercialização dos mesmos, existem mesmo estatísticas que preveem o consumo
ascendente de livros eletrónicos. Porém, a realidade é que as vendas de e-books e o número de
utilizadores dos mesmos, têm ficado aquém do esperado.
Assim, sendo o objetivo principal deste estudo foi entender quais das oito barreiras funcionais
e oito barreiras psicológicas, sugeridas por Talke e Heidenreich (2014) influenciam negativamente a
intenção de ler e-books, por adotantes e por não-adotantes.
Utilizou-se no estudo o método quantitativo descritivo, com uma amostra não-probabilística,
por conveniência. Foi efetuado um inquérito online e a análise de dados recorreu à regressão linear
múltipla para testar a influência negativa de cada barreira na intenção de adoção.
Os resultados revelaram que, no segmento dos não-adotantes, a intenção de adotar e-books é
influenciada negativamente pela barreira de complexidade. Por outro lado, relativamente ao segmento
dos adotantes, estes indivíduos são influenciados negativamente pela barreira de valor.
Trabalho final de Mestrado