Search button

CONTENT MARKETING EM PORTUGAL: UM ESTUDO DE CASO EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE/COMUNICAÇÃO

Aluno: AndrÉ Filipe Couto Machado


Resumo
Este Trabalho Final de Mestrado tem como objeto de estudo o content marketing em Portugal. Numa altura em que a evolução tecnológica e comunicacional potenciou os atributos dos conteúdos e suas mensagens, esta dissertação pretende conhecer de que forma é trabalhado em Portugal o content marketing pelas agências de publicidade/comunicação portuguesas e de que forma elas veem as marcas/empresas a adotar este conceito. O estudo pretende responder às seguintes perguntas de investigação: ?Como é trabalhado o content marketing em Portugal?? e ?Como é que o content marketing pode ser vantajoso para as empresas/marcas?? Para executar este trabalho foi feito um estudo qualitativo com base em entrevistas em quatro agências de publicidade/comunicação que trabalham content marketing. Com o estudo foi possível entender de que forma as agências trabalham o content marketing, como definem os processos de atuação e quais as melhores práticas. Obteve-se um panorama geral que permitiu verificar a preparação das agências para atuarem em qualquer desafio de content marketing. Foi ainda possível perceber, na opinião das agências, que o content marketing não é um conceito presente nas estratégias de marketing das marcas devido à falta de preparação e visão das marcas. As agências apontaram, ainda assim, vantagens que o conceito de content marketing pode trazer para as empresas, de que forma pode ser feito e que mudanças implicaria na gestão das marcas.


Trabalho final de Mestrado