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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PERANTE IMITAÇÕES DE ARTIGOS DESPORTIVOS

Aluno: TomÁs Afonso Reis Marques


Resumo
O mercado retalhista desportivo tem vindo a crescer ao longo do tempo, tendo atingido em 2020, em termos globais, 160,61 mil milhões de USD. No entanto, o crescimento exponencial das contrafações, mais de 10000% em 20 anos, tem impedido que este crescimento do mercado de artigos desportivos seja superior. Dada a dimensão, que pode exceder os 600 mil milhões de USD, anuais, e a relevância dos produtos contrafeitos propõe-se neste estudo conhecer quais os fatores que determinam a intenção de compra de imitações de artigos desportivos entre os alunos universitários portugueses. Assim, com base na teoria do comportamento planeado, que é uma extensão da teoria da ação racional, foi aplicado o modelo conceptual, juntamente com o constructo perceção de marca. Os dados dos 127 inquiridos, válidos, foram tratados através do SPSS 26 com o método da Máxima Verosimilhança (ML). Este estudo é inédito em Portugal, e permite perceber, noutras geografias, que a atitude relativa ao comportamento do consumidor é aquela dimensão que mais impacto tem na intenção de compra de produtos desportivos contrafeitos.


Trabalho final de Mestrado