Aluno: Rui Filipe Carvalho Rocha
Resumo
A importância e procura em ter cães domésticos no seio familiar destaca-se em alguns países desenvolvidos da Europa e da América. Nestes países, o consumo de produtos de alimentação e cuidados médicos com os mesmos tem aumentado. Em Portugal essa tendência também se verifica, concretamente em donos que amam o seu animal e aceitam-no emocionalmente como membro do agregado familiar. Para estes, a importância do bem-estar é central no comportamento de compra de produtos de alimentação para cães.
Conhecer profundamente o comportamento de compra é crítico para as marcas de rações segmentarem, escolherem o seu target e posicionarem-se, dado que cada vez mais é um mercado com uma intensa rivalidade entre a concorrência.
Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, com recurso a um focus group com donos de animais domésticos de companhia. Os resultados revelaram que, numa fase de manutenção do animal ou pós-aquisição, a influência do veterinário poderá ter impacto na decisão de compra da ração e que a aceitação por parte do animal ao produto poderá ser o principal fator de escolha.
Trabalho final de Mestrado