Search button

O Comércio Eletrónico e a Internacionalização das PMEs

Aluno: Catia Filipa De Matos Parracho


Resumo
Em Portugal, as grandes empresas não perderam a oportunidade de estar presentes no mercado digital, acompanhando as tendências sociais que fazem com que haja cada vez mais consumidores online. Neste momento, torna-se imperativo que as PMEs optem por integrar o comércio eletrónico na sua estratégia de negócio, aproveitando os benefícios associados à internet. A internacionalização das PMEs é um tema crítico, visto a grande maioria não ter capacidade financeira para atuar em mercados externos de forma sustentada. Contudo, é na internacionalização das pequenas e médias empresas e no aumento das suas exportações que analistas e economistas encontram uma solução para o crescimento da economia nacional. O presente estudo tem como base as questões anteriormente apresentadas, sendo o objetivo estudar as perceções das PMEs portuguesas acerca do impacte do comércio eletrónico nas exportações e identificar, no marketing operacional, quais as adaptações cruciais para o comércio eletrónico contribuir para o crescimento das exportações destas empresas. Foi desenvolvida uma investigação empírica, de caracter exploratório, onde foram estudadas em profundidade nove PMEs portuguesas, selecionadas pelo método de juízo. Os resultados mostram que existem adaptações que são cruciais fazer no marketing-mix, nomeadamente: na notoriedade da marca, na flexibilidade do preço, no estabelecimento de parcerias e na construção de um relacionamento mais próximo com o cliente. Por fim, é também possível concluir que as PMEs portuguesas têm perceções positivas acerca do impacte do comércio eletrónico nas exportações.


Trabalho final de Mestrado