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FATORES MOTIVACIONAIS INDIVIDUAIS E RELACIONAIS QUE INFLUENCIAM O EWOM ENGAGEMENT NA REDE SOCIAL INSTAGRAM

Aluno: BÁrbara Rafaela Pereira Silva


Resumo
A rede social Instagram emerge no panorama internacional e nacional como a rede em maior expansão, com um crescimento intenso no número de utilizadores. Com a crescente adesão dos consumidores a esta nova plataforma, torna-se pertinente investigar que fatores influenciam o eWOM engagement nesta rede social, devido à consequente repercussão que este pode ter na intenção de compra dos consumidores. Assim, este estudo pretende estudar os fatores motivacionais relacionais que influenciam o eWOM engagement na rede social Instagram, nomeadamente, a força dos laços, a homofilia, a confiança, a reciprocidade, as influências normativa e informativa; e os fatores motivacionais individuais, nomeadamente, redução do risco, aprovação social, redução do esforço e tempo de pesquisa, obtenção de informações de utilização do produto e benefícios da interação social. Adotou-se uma metodologia quantitativa com amostragem por conveniência, implementada através de inquérito por questionário online, com 150 respostas válidas. Os resultados obtidos indicam que os fatores motivacionais relacionais ? influências normativa e informativa ? e o fator motivacional individual ? redução do risco ? estão positivamente associados com eWOM engagement no Instagram. O estudo sugere que as características específicas da rede social Instagram afetam de forma única os comportamentos dos indivíduos, evidenciando a necessidade de atenção por parte dos marketers no desenvolvimento das suas estratégias de marketing e comunicação.


Trabalho final de Mestrado