Aluno: BÁrbara Rafaela Pereira Silva
Resumo
A rede social Instagram emerge no panorama internacional e nacional como a
rede em maior expansão, com um crescimento intenso no número de utilizadores.
Com a crescente adesão dos consumidores a esta nova plataforma, torna-se
pertinente investigar que fatores influenciam o eWOM engagement nesta rede social,
devido à consequente repercussão que este pode ter na intenção de compra dos
consumidores. Assim, este estudo pretende estudar os fatores motivacionais
relacionais que influenciam o eWOM engagement na rede social Instagram,
nomeadamente, a força dos laços, a homofilia, a confiança, a reciprocidade, as
influências normativa e informativa; e os fatores motivacionais individuais,
nomeadamente, redução do risco, aprovação social, redução do esforço e tempo de
pesquisa, obtenção de informações de utilização do produto e benefícios da interação
social.
Adotou-se uma metodologia quantitativa com amostragem por conveniência,
implementada através de inquérito por questionário online, com 150 respostas
válidas.
Os resultados obtidos indicam que os fatores motivacionais relacionais ?
influências normativa e informativa ? e o fator motivacional individual ? redução do
risco ? estão positivamente associados com eWOM engagement no Instagram.
O estudo sugere que as características específicas da rede social Instagram
afetam de forma única os comportamentos dos indivíduos, evidenciando a
necessidade de atenção por parte dos marketers no desenvolvimento das suas
estratégias de marketing e comunicação.
Trabalho final de Mestrado