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O Novo Luxo e a Moda Portuguesa: O Marketing e as Limitações da Industria

Aluno: Dulce Carvalho Ferreira


Resumo
É reconhecida à indústria portuguesa a faculdade na confecção no sector do vestuário e calçado, sendo estes alguns dos pilares mais importantes nas exportações. Porém, face a uma crise económica instalada, o sector de actividade ressente-se e deixa de ser tão procurado pelos nossos principais parceiros ? a Europa. Uma solução apontada seria a aposta em novos mercados: Países Emergentes. Estes contrariam todas as leis da crise caracterizando-se pelo acentuado crescimento económico e, consequentemente, por uma classe social faustosa cada vez mais endinheirada que começa a manifestar gostos requintados por produtos de moda. O mercado do luxo está avaliado em cerca de ?172 mil milhões e tudo aponta para uma forte expansão, sendo que os fabricantes irão cada vez mais direccionar os seus produtos para estes mercados. Neste estudo, pretende-se perceber se, apesar de uma indústria reconhecida, existe em Portugal um meio envolvente favorável ao desenvolvimento de produtos de luxo, quais as suas características, de acordo com uma lógica de marketing-mix, e quais os factores de sucesso das marcas portuguesas neste segmento. Os resultados analisados permitiram concluir que o meio envolvente em Portugal é dificultado pela falta de interiorização de uma cultura de moda pela comunidade em geral e que os factores críticos de sucesso das empresas ainda são muito limitados face às marcas internacionais. A marca portuguesa apenas tem garantia de qualidade e exclusividade do produto, cria notoriedade junto do seu público-alvo e o ambiente dos espaços de venda enquadra-se com os critérios de um produto superior.


Trabalho final de Mestrado