Search button

A PRIMEIRA OPÇÃO NA ESCOLHA DA FACULDADE DE GESTÃO A FREQUENTAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Aluno: Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak Dos Santos


Resumo
Em Portugal, milhares de jovens concorrem todos os anos por um lugar no ensino superior, sendo o curso de Gestão um dos mais procurados por parte dos estudantes que terminam o ensino secundário. Na área de Gestão há uma forte concorrência entre diversas faculdades da região de Lisboa, nomeadamente ISCTE, ISEG, Universidade Católica e Universidade Nova para recrutar os melhores candidatos, ou seja, aqueles que terminam o ensino secundário com as melhores classificações. A eficácia do marketing destas faculdades pode melhorar se entenderem o processo de tomada de decisão dos melhores candidatos, nomeadamente em termos da integração que estes fazem da informação recolhida de múltiplas fontes e dos atributos críticos da decisão de escolha da faculdade a frequentar. Adotou-se uma abordagem qualitativa, tendo sido realizado um focus group com estudantes que entraram numas das faculdades referidas com classificações elevadas. Os resultados revelam que o processo de decisão é complexo, sendo explorados os principais critérios de decisão e as suas implicações para o marketing das universidades.


Trabalho final de Mestrado