Search button

Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa "Maresia"

Aluno: Sara Dolores Conrado Da Fonseca


Resumo
Este projeto apresenta um Plano CIM para a empresa ?Maresia?, que se dedica ao comércio de marisco vivo, com distribuição nacional e internacional. Apesar da situação económica pouco favorável nos últimos anos, manteve um crescimento gradual. Para acompanhar a evolução positiva, será importante valorizar a imagem da empresa no mercado e trabalhar a sua notoriedade. Analisando as receitas da empresa, conclui-se que a maior parte provém de clientes B2B do mercado externo. O processo de desenvolvimento do Plano de CIM para a empresa ?Maresia? passou por várias fases. Antes de mais, foi crucial a investigação literária sobre o tema ?Comunicação Integrada de Marketing? e ?Plano de CIM?, bem como a análise de alguns modelos de plano de CIM para prosseguir à escolha do modelo a usar como base de execução do plano. Dado a importância da relação B2B para a empresa, foi necessário estudar sobre o processo de decisão de compra B2B, bem como sobre a importância do marketing relacional em ambiente B2B. Como se trata de uma PME, foi estudada a Prática de Comunicação Integrada de Marketing nas PME?s. Só depois da revisão de literatura foi possível prosseguir para o trabalho de investigação dentro da empresa. Começou-se com a recolha de dados primários. Concluindo sobre a situação atual e objetivos de marketing, foi elaborado um plano tático ajustado ao orçamento cedido e áreas de atuação determinadas pela gerência. No final o plano deverá ser avaliado e controlado de acordo com o alcance dos objetivos primordiais.


Trabalho final de Mestrado