Search button

Plano de Marketing para a Churrasqueira "O Reino dos Frangos"

Aluno: Sandra Beatriz Henriques Gaspar


Resumo
A churrasqueira take-away "O Reino dos Frangos" tem já alguns anos de exercício, mas viu perder grande parte da sua quota de clientes nos últimos anos. O que se deve não só a fatores externos, mas também a falhas na sua adaptação às novas realidades do mercado. Assim, no sentido de guiar esta microempresa no aumento das suas vendas, foram identificadas as suas vantagens competitivas e definidos programas de marketing adequados ao seu contexto. A metodologia utilizada foi a pesquisa de ação, recorrendo-se a dados primários e secundários. À gerência e aos colaboradores foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, informalmente, e aos clientes foi administrado um questionário com o objetivo essencial de retirar conclusões sobre o seu comportamento de compra e satisfação com o serviço. As principais premissas retiradas foram: a perceção de um preço elevado, embora haja uma grande satisfação com o produto e serviço; a confirmação da necessidade de melhoria de uma das lojas; a existência de um contexto positivo para aumentar a conveniência no serviço e promoções por frequência de compra a clientes habituais; e por fim, a necessidade de atrair clientes durante a semana. Outras conclusões retiradas com este trabalho prendem-se com a necessidade de ter em consideração que embora as projeções económicas atuais sejam positivas, existem novos hábitos de poupança instituídos no comportamento de compra do consumidor, que devem ser lembrados na definição de uma estratégia eficaz de marketing. Por fim, este plano vem demonstrar as potencialidades da especialização no serviço de take-away na atual conjuntura.


Trabalho final de Mestrado