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O AUTOCONCEITO E O USO DE MAQUILHAGEM POR PARTE DO SEXO FEMININO

Aluno: Catarina Gomes Duarte Coimbra


Resumo
O autoconceito reflete a imagem que o individuo tem de si próprio, que é influenciada pelas perceções que detém acerca das suas características (físicas, psicológicas e comportamentais) bem como dos objetos que consome. Diversos estudos na área de comportamento do consumidor têm atribuído uma grande importância ao consumo simbólico, visto que a compra e uso de determinados produtos impacta a definição e construção da identidade do individuo e o seu processo de socialização. Neste estudo, o objeto de análise é a maquilhagem, utilizada há largos anos pelas mulheres. A presente investigação tem como objetivo compreender a relação entre o autoconceito da mulher e o comportamento de compra e uso de maquilhagem e de como este elemento pode ser usado para definir e comunicar diversos papéis sociais. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas em profundidade a mulheres. Os resultados deste estudo revelaram que a maquilhagem contribui para a definição e construção da identidade da mulher e detém um papel importante no processo de socialização, funcionando como meio de comunicação simbólico. Estas conclusões reforçam a importância das empresas que atuam na indústria da maquilhagem conhecerem melhor a mulher e os símbolos que associa a este produto, de forma a direcionarem as suas estratégias de marketing de forma mais efetiva.


Trabalho final de Mestrado