Search button

PERCEPÇÃO DA MARCA PORTUGAL NO SECTOR INDUSTRIAL ESPANHOL

Aluno: InÊs Cabral Moreira Rato


Resumo
A determinação da imagem dos países junto dos seus públicos internos e/ou externos é hoje um dos temas mais proeminentes na investigação em marketing internacional. Ainda assim, a maioria das pesquisas têm-se debruçado sobre a averiguação das percepções dos consumidores o que não tem em conta a grande complexidade desta temática. Um dos públicos mais relevantes para a sustentabilidade da economia de um país pode ser classificado como industrial pelo que a determinação das suas percepções deve assumir uma maior importância nas investigações académicas dos dias de hoje. Neste trabalho, é avaliada a imagem da marca Portugal junto das empresas industriais espanholas pois estas são efectivamente o público mais importante no que diz respeito às exportações portuguesas de bens. A imagem da marca Portugal é estudada sob um ponto de vista industrial, isto é, procura-se compreender as percepções relativamente ao país mas também relativamente às empresas industriais e aos produtos industriais portugueses. Foi utilizada uma metodologia quantitativa com recurso à técnica de amostragem não probabilística, por conveniência. Os resultados desta investigação demonstraram que as empresas industriais espanholas percepcionam positivamente tanto o país como as empresas industriais e os produtos industriais portugueses. Quando comparadas as percepções das empresas industriais clientes com as das empresas industriais não clientes de empresas industriais portuguesas, os dados obtidos revelaram que as percepções existentes são idênticas.


Trabalho final de Mestrado