Search button

SEGMENTAÇÃO DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS BIOLÓGICOS COM BASE EM MOTIVAÇÕES DE CONSUMO

Aluno: Raquel Brites Dos Santos


Resumo
O mercado dos alimentos biológicos tem crescido muito nos últimos anos. A seleção de uma alimentação biológica tem sido uma preocupação crescente para os consumidores, porém a designação de ?biológico? é utilizada frequentemente de forma incorreta. O presente estudo teve como objetivo perceber como é que os consumidores percecionam o consumo de alimentos biológicos e segmentá-los com recurso à motivação de compra e consumo. Para tal, foi desenvolvido e aplicado um questionário online a consumidores e não consumidores de alimentos biológicos. Os resultados obtidos revelam que os alimentos biológicos são associados espontaneamente a alimentos saudáveis, caros, naturais, sem pesticidas, puros, bons, saborosos, de qualidade, seguros, frescos e nutritivos. Estas associações em muito se comparam com as motivações e limitações ao consumo de alimentos biológicos. Foi realizada uma análise de componentes principais, tendo sido extraídas três componentes (1) ?dificuldade em encontrar alimentos biológicos,? (2) ?atitude desfavorável face aos alimentos biológicos? e, (3) ?preço dos alimentos biológicos.? Através de uma análise de clusters verificou-se existir cinco segmentos de consumidores com características sociodemográficas distintas. As conclusões apresentadas não podem ser generalizadas para além da amostra estudada e, por isso, não podem ser tomadas como definitivas. Porém os resultados ajudam a perceber quais as perceções dos consumidores e a motivação para o consumo dos alimentos biológicos.


Trabalho final de Mestrado