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Consumo de música - os social media e os serviços de streaming

Aluno: LuÍs Filipe Da Mata Nunes


Resumo
A indústria da música obteve, durante décadas, lucros multimilionários do consumo de cópias físicas de obras musicais e não do consumo de música em si, uma vez que o consumo não implica a compra de música. No início deste século, o desenvolvimento de novas tecnologias e estratégias de distribuição e promoção de conteúdos, contribuiu para uma transformação tremenda da indústria de música e dos hábitos de consumo. Atualmente, as vendas de cópias físicas e de downloads legais de música continuam em queda, enquanto as plataformas de streaming apresentam subidas vertiginosas de quota de mercado. Ao mesmo tempo, o mundo assiste à massificação dos social media e, em particular, das redes sociais. Este estudo analisa vários fatores motivadores do consumo de música, estudando a sua influência no uso de redes sociais e de serviços de streaming, em específico. Estuda também a forma como a utilização dessas plataformas afeta o consumo de música atual, em particular na pré-disposição do consumidor em receber sugestões sobre nova música. A proposta final apresentada é a de que, possivelmente, os consumidores raramente procuram artistas ou música nas redes sociais, mas recorrem consistentemente aos serviços de streaming para o mesmo fim. Por outro lado, as características sociais e de comunidade em plataformas de streaming poderão aumentar a pré-disposição em ouvir nova música sugerida pelo serviço.


Trabalho final de Mestrado