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A influência do Facebook no envolvimento dos sócios com os clubes desportivos: O caso do Ginásio Clube Português

Aluno: Beatriz Sousa Pinto Nunes De Oliveira


Resumo
Numa era marcada pelo rápido crescimento do meio digital, as redes sociais representam uma oportunidade para as empresas comunicarem com os seus clientes de uma forma rápida, direta e com custos relativamente mais baixos. Este novo paradigma da comunicação revolucionou a forma como as organizações se relacionam com os clientes e instituiu uma nova forma de os envolver. No seguimento desta necessidade, o desafio que este estudo propõe é compreender de que forma a rede social Facebook pode influenciar o envolvimento dos clientes com as organizações. A presente investigação foi conduzida através de uma abordagem qualitativa com recurso a entrevistas semiestruturadas aos sócios de um clube desportivo, sendo a amostra não probabilística por conveniência. Os dados recolhidos foram analisados com recurso ao software de análise de dados MAXQDA. Os resultados obtidos sugerem que as empresas e, em particular, os clubes desportivos devem adotar uma comunicação através destas plataformas como forma de estreitar o relacionamento com os sócios, dado o seu potencial para envolver e fidelizar os clientes. A duração e experiência geral do relacionamento bem como as interações com a página determinam o envolvimento dos sócios com o clube que, consequentemente, manifestam a sua predisposição para agir enquanto brand advocates. A nível académico, este estudo permitiu fornecer novos insights em relação à forma como o Facebook pode influenciar, permitirá aos gestores e profissionais de marketing potenciar as suas estratégias por forma a aprimorar o relacionamento e contribuir para o envolvimento dos sócios com o clube a fim de os reter.


Trabalho final de Mestrado