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Sales Force Management - Case Study da Empresa X

Aluno: JoÃo Miguel Carvalho Dos Reis


Resumo
Esta dissertação tem como objetivo analisar o Sales Force Management na empresa x, que atua no setor alimentar, mais concretamente na área dos produtos alimentares pré-confecionados e ultracongelados. O foco vai estar subdividido em quatro grandes temas: Sales Force Management, o marketing relacional, o processo de venda e o Key Account Management. A investigação foi realizada partindo da adoção de uma abordagem qualitativa, através de um case study research. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas ao diretor comercial da empresa x e a um dos key account managers. Para cada uma das entrevistas foi formulado um guião de entrevista adaptado ao tipo de informação que se pretendia recolher. A aplicação destas ferramentas, permitiu efetuar a recolha de dados que conduziram às principais conclusões alcançadas. As ideias a reter é que esta dissertação apresenta conclusões e recomendações que têm como objetivo o melhoramento de procedimentos na empresa x, bem como ideias que se aplicam à generalidade das empresas e às suas áreas comerciais. As principais conclusões são a mudança de ótica consoante o cargo hierárquico responsável pela negociação e contacto com os fornecedores, o perigo da centralização da faturação num grupo pequeno de clientes para a empresa x, a importância crescente que a ótica relacional tem na manutenção dos clientes e a importância que a definição do processo de venda tem para garantir um trato uniforme a todos os clientes, permitindo, é claro, adaptações consoante as caraterísticas de cada um.


Trabalho final de Mestrado