Search button

Plano de Marketing da Help2Learn

Aluno: Carolina De Mello Sampayo E Lopes D'oliveira


Resumo
O presente projeto segue no âmbito da elaboração de um plano de marketing para a start-up Help2Learn. O foco deste plano é o desenvolvimento de um conjunto de estratégias que permitam o crescimento da marca. A Help2Learn foca-se no ensino à distância através de vídeos animados apelativos, com linguagem simples, sobre temas incluídos no plano de estudos do Ensino Secundário, definidos pela Direção Geral da Educação. Os vídeos são partilhados no canal do YouTube da marca (Help2Learn PT) e o serviço estende-se para o Patreon, uma plataforma paga, onde podem ser vistos vídeos exclusivos, tirar dúvidas, resolver exercícios e ainda ter acesso a resumos escritos sobre determinadas matérias. O projeto inicia com a recolha de dados secundários através de uma Revisão de Literatura centrada em planos de marketing conforme a visão de diferentes autores, para uma melhor perceção da essência e objetivos do projeto. O plano de marketing segue-se tendo por base o autor Wood (2014) e inclusão dos autores Wirtz e Lovelock (2018) na secção do marketing-mix, com uma análise prática ao ambiente externo e interno e posterior análise SWOT, onde se concluiu que a Help2Learn precisa de estratégias que a façam ganhar maturidade e conquistar confiança no mercado em que se insere. Foram ainda recolhidos dados primários através da realização de uma entrevista semiestruturada ao Fundador e de um questionário de satisfação, gerado automaticamente para os clientes que cancelam a subscrição do plano pré-pago. As táticas de marketing surgem com o objetivo de atingir os objetivos traçados, e de levar a marca mais longe, tendo em conta a fase inicial em que se encontra. Estas, foram desenvolvidas para serem aplicadas entre os meses de Setembro de 2021 e Dezembro de 2022.


Trabalho final de Mestrado