Search button

Plano de Negócios: Residência Sénior Rainha Santa Isabel

Aluno: Francisca Cardoso De Paiva


Resumo
Actualmente assiste-se ao fenómeno social do envelhecimento demográfico da população, ou seja, ao aumento da proporção de pessoas com idade superior a 64 anos. De acordo com as projecções do Eurostat, em 2060 registar-se-á na União Europeia um crescimento de 13% das pessoas com mais de 64 anos comparativamente a 2008. Em Portugal, este fenómeno também é crescente e significativo prevendo-se que em 2060 mais de 31% da população total apresente idade superior a 64 anos. Considerando este fenómeno uma oportunidade de negócio, é apresentado um plano de negócios para uma Residência Sénior (RS) prime cujo principal público-alvo são as pessoas com idade superior a 64 anos, que residem no concelho de Coimbra. Numa primeira parte deste plano procede-se à revisão de literatura, apresentando-se a estrutura do plano de negócios e uma breve descrição do negócio e empresa a criar bem como do serviço a implementar. Posteriormente, descreve-se o mercado, examina-se as diferentes envolventes externas e por fim, analisa-se a concorrência. Nos capítulos seguintes faz-se uma análise SWOT e define-se a estratégia que a empresa irá seguir. Relativamente ao marketing-mix e uma vez que se trata de um serviço, abordam-se os seguintes pontos-chave: Serviço, Preço, Distribuição, Comunicação, Pessoas, Processo e Evidências Físicas. Após esta análise, procede-se à elaboração do plano de operações onde se identifica os principais recursos necessários ao negócio e do plano de organização e pessoal. Por fim, faz-se uma avaliação financeira do projecto e a devida conclusão sobre a viabilidade económica e financeira do mesmo.


Trabalho final de Mestrado