Search button

DETERMINANTES DA COMPRA DE IMITAÇÕES DE PRODUTOS DE LUXO

Aluno: AntÓnio Maria Zarco AdriÃo Alves Da Luz


Resumo
Esta dissertação tem como propósito compreender, no contexto português, os fatores que influenciam as atitudes dos consumidores em relação às imitações de produtos de luxo. Para tal foi realizada a pesquisa de literatura, desenvolvido um modelo concetual que se foca nos fatores sociais, individuais, sociodemográficos e consumo prévio, e delimitadas as hipóteses objeto do estudo. Finalmente, foi definida a população alvo e concretizado o estudo das características dos consumidores, através da análise dos resultados de um questionário distribuído online. Foram obtidas 810 respostas completas e validadas para a análise dos dados. Conclui-se que o consumo pelo status tem uma influência negativa e significativa nas atitudes dos consumidores face às imitações de produtos de luxo, sendo que os consumidores que já tiveram uma experiência prévia com este tipo de produtos os encaram de modo mais favorável. Como sugerido pela literatura, conclui-se que as atitudes face às imitações de produtos de luxo estão positivamente relacionadas com a intenção de compra. Ou seja, aqueles que têm uma atitude favorável relativamente às imitações de produtos de luxo estarão mais recetivos a adquiri-los no futuro.


Trabalho final de Mestrado