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Branding de Países e Atração de Investimento Direto Estrangeiro: O Papel do Soft Power

Aluno: Ana Cristina LeitÃo Santos Alves


Resumo
Nas últimas décadas, deu-se uma mudança no paradigma internacional e na maneira como os países se interrelacionam. Estas relações, cada vez mais económicas, exigem uma nova abordagem por parte dos países. Neste sentido, o conceito de soft power de Joseph Nye, enquanto poder de atracção de um país e que pode ser encontrado na sua cultura, valores e políticas externas, ao invés de hard power, considerado como poder de coerção e que pode ser económico ou militar, ganha uma maior relevância. Neste contexto, o papel do country branding enquanto ferramenta utilizada pelos países para a prossecução da sua própria agenda tem vindo a ser desenvolvido, pretendendo o presente estudo analisar o papel do mesmo com o objetivo de atrair Investimento Directo Estrangeiro e a existência de evidências de soft power e hard power nessas estratégias. Para isso, foram desenvolvidas categorias e sub-categorias de soft e hard power, baseadas na visão de Nye, que são aplicadas a uma análise qualitativa dos sites oficiais de atracção de Investimento Directo Estrangeiro das economias emergentes denominadas de BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). As conclusões apontam para uma forte interdependência entre as dimensões de soft power, assim como o papel que as mesmas desempenham na construção da imagem de um país.


Trabalho final de Mestrado