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CALÇADO COMO VEÍCULO DE CLASSIFICAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO AUTOCONCEITO

Aluno: Marlene Delgado VerÍssimo


Resumo
O acto de consumir tem sido a base da pesquisa de muitos investigadores, que sugerem que o consumo é estruturado pelas propriedades do produto. Os produtos são, muitas vezes, usados em função de atributos congruentes com a identidade do individuo, e com uma necessidade de comunicar a individualidade. O propósito deste estudo foi o de investigar a forma como o calçado é usado para expressão e comunicação do ?próprio?, e perceber de que forma este permite o desempenho de vários papéis sociais em diferentes contextos. Este estudo explora também os significados que estão associados ao calçado, bem como o modo como este é utilizado para efeitos de classificação. A metodologia utilizada foi a qualitativa, através da realização de dois focus-groups, onde foram extraídas as informações que possibilitaram um conhecimento mais aprofundado sobre o tema. Os resultados obtidos sugerem que as entrevistadas têm a percepção de que o calçado está directamente ligado com o ?próprio?. Podemos assumir que o calçado é visto como um símbolo de comunicação que pode afectar a percepção que temos do outro. Para as entrevistadas não há uma clara forma de avaliação de calçado por parte do homem, e em contrapartida, verificou-se que o homem relativiza a avaliação de calçado feminino pois acredita que a mulher não irá atribuir importância à sua classificação. No final são fornecidas também sugestões para investigação futura.


Trabalho final de Mestrado