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PLANO DE MARKETING DE UMA ONGD - ASSOCIAÇÃO EQUIPA D'ÁFRICA

Aluno: Ana Catarina Lavrador Henriques


Resumo
A relevância da disciplina do marketing na área do terceiro setor surge, por um lado devido à crescente competitividade do mercado pelos escassos recursos financeiros e humanos, e por outro, devido à exigência que tem sido imposta às organizações sem fins lucrativos, principalmente na importância do planeamento estratégico, possibilitando a melhor rentabilização dos recursos já existentes. Por consequência, as organizações têm procurado investir na implementação de ferramentas de marketing, promovendo a sua sustentabilidade. A Associação Equipa d?África, através de projetos de voluntariado nacional e internacional, de cooperação para o desenvolvimento, tem como principal objetivo melhorar as condições de vida das populações locais. A par de outras organizações do setor, enfrenta desafios a nível da angariação de fundos e da atração e recrutamento de voluntários, que dificulta o seu crescimento enquanto associação. O presente trabalho pretende desenvolver um Plano de Marketing Social com o principal objetivo de potenciar a angariação de recursos financeiros e humanos da Associação Equipa d?África, no ano de atividade 2020/2021. Através de uma recolha de dados primários e secundários, segundo uma estratégia metodológica de action research, procedeu-se a uma análise situacional da organização, que permitiu identificar as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Posteriormente, foram definidos os públicos-alvo, objetivos e estratégias de marketing, e táticas de marketing-mix a implementar. Para além da contribuição prática para a Associação Equipa d?África, as conclusões do presente estudo contribuem de uma forma mais generalizada para a área do marketing social.


Trabalho final de Mestrado